quinta-feira, 7 de julho de 2011

Leite condensado sem açucar






















Já faz umas semanas que resolvi diminuir drasticamente o meu consumo de açúcar refinado, pesquisei muito sobre ele e achei muitos malefícios, e pasmem, nenhum benefício em consumir esse veneninho branco. Mas como não sou daquelas pessoas se se auto-intitulam "oito ou oitenta", continuo consumindo açúcar, mas apenas aquele que vem embutido nos produtos industrializados (coisa que pretendo diminuir também). Resumo: o açucareiro daqui de casa está intacto há semanas...

Daí que essa semana, me deu vontade de fazer uma sobremesa, daquelas que levam leite condensado no preparo. E agora?

Fucei nas minhas antigas anotações de receitas e encontrei uma receita de leite condensado caseiro, que eu já havia preparado umas vezes, e admito, não fica com aquele gostinho que só as grandes empresas sabem sintetizar fazer, mas pra usar misturado à outros ingredientes, fica a mesma coisa. Então, em um impulso de tédio devido às férias, resolvi inventar o leite condensado caseiro sem açúcar, adoçado com mel. Anotem aí e tentem fazer em casa, é facílimo!

Misture no liquidificador um copo de leite em pó, meio copo de leite, e seis colheres de sopa de mel. Bata muito, mas muito, até não sobrar rastro do leite em pó.

Rende um copo de leite condensado, e não fica aquele doce enjoativo do original, mas se essa é a sua intenção, adicione mais mel. Usem com moderação (principalmente diabéticos) pois o leite em pó contém açúcar.

2 comentários:

  1. Adorei! Vou testar, provavel que com mais mel, pois sou uma formiga rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  2. Leila, vá colocando o mel aos poucos, de colher em colher, até o ponto desejado. Garanto que fica bom! Bjo

    ResponderExcluir