sexta-feira, 8 de julho de 2011

Farofa

















As idas ao supermercado pra mim são oportunidades de investigar a quantidade de alimentos prejudiciais à minha saúde (e à sua também). Pareço uma louca neurótica (já estou me convencendo de que essa suposição é verdadeira), leio a descrição dos ingredientes de TUDO o que compro, além da data de vencimento.

Bani da minha cozinha todo e qualquer alimento que contenha Glutamato Monossódico em sua composição (conheça os perigos aqui), e estou evitando os que contém muitos corantes, conservantes, antioxidantes, estabilizantes, geralmente abreviados em letras e números. Como posso confiar em um ingrediente denominado NS 444?

Sem mais delongas, vamos ao que interessa, o título do post: farofa. Todas as que investiguei no supermercado contém glutamato monossódico.

Quando faço minha feijoada genérica (receita aqui), ou faço espetinho de frango, acompanho esses pratos com farofa feita em casa. A receita é a seguinte:

Frito em manteiga honesta, até tostar, peito de peru em pedacinhos e acrescento cebola ralada até dourar. Adiciono mais manteiga, um punhado de azeitonas picadas (a cor vai do seu gosto) e a farinha de mandioca à panela, dando uma mexida e desligando o fogo em seguida. Se ficar muito seca, adicione mais manteiga e pouquíssima água antes de desligar a panela. Tempere com sal e salsinha picada, e se preferir, pimenta do reino. Também pode ser acrescido ovos cozidos picados.


2 comentários:

  1. Ainda não entendi a do peito de peru frito...

    ResponderExcluir
  2. Selma, recentemente descobri que dá pra substituir o bacon por peito de peru, o gosto não é idêntico, mas fica meio parecido! Experimenta e me conta o que achou! Bjo

    ResponderExcluir