domingo, 10 de julho de 2011

Ensaboa mulata, ensaboa...

(Texto divulgado no site Rainhas do Lar em 18 de janeiro de 2006)

Por Si.

Etiquetas de roupas trazem símbolos que são verdadeiras incógnitas. Tratam-se de instruções de lavagem e conservação das peças que, muitas vezes, deixam de ser seguidas por total falta de conhecimento. O código de defesa do consumidor diz que:
Artigo 6º, inciso 3º - São direitos básicos do consumidor: a informação adequada e clara sobre os diferentes produtos e serviços, com especificação correta de quantidade, características, composição, qualidade e preço, bem como sobre os riscos que apresentam.
Mas como ainda não criaram um manual explicando cada um dos símbolos que vem impressos nas etiquetas, vamos nos virando pra lavar da melhor forma possível sem estragar a peça. Aqui está um guia útil que explica de forma simples cada símbolo.


Lavar
O símbolo que parece uma tina de lavagem nos diz:
null o número no símbolo da “tina” mostra a temperatura máxima à qual uma peça deve ser lavada
apenas lavagem a mão
não apropriada para ser lavada na máquina
uma tina sem traço por baixo indica que a peça é apropriada para uma lavagem de algodão (agitação normal) quando lavada à temperatura apropriada conforme indica a etiqueta
uma tina com um traço indica que a peça é apropriada para uma lavagem de sintéticos (agitação reduzida) quando lavada à temperatura apropriada conforme indica a etiqueta
uma tina com dois traços indica que a peça é apropriada para uma lavagem de lã (agitação muito reduzida) quando lavada à temperatura apropriada conforme indica a etiqueta.


Secar
O símbolo de secagem mais usado, refere-se à secagem na máquina e trata-se de um circulo dentro do quadrado.
pode ser seca na máquina
pode ser seca na máquina a uma temperatura baixa
pode ser seca na máquina a uma temperatura elevada
não deve ser seca na máquina
recomenda-se a secagem natural
pendure seca
seque na horizontal


Passar
No símbolo do ferro os pontos representam a temperatura recomendada do ferro, quanto mais pontos, mais quente o ferro.
ferro frio (110oC) (acrílico, nylon, acetato)
ferro morno (150oC) (mistura de poliéster, lã)
ferro quente (200oC) (algodão, linho)
não deve ser passada


Branquear com lixívia clorada
O símbolo que representa o uso de lixívia à base de cloro é o triângulo. Deve-se seguir a recomendação do fabricante sobre a força da solução.
pode ser tratada com lixívia clorada
não pode ser tratada com lixívia clorada


Lavagem a seco
O símbolo da lavagem a seco é um círculo e não deve ser confundido com a secagem na máquina. Geralmente contém uma letra que se refere ao solvente apropriado para essa peça.
peças normais, laváveis a seco em todos os solventes
não apropriada para lavagem a seco
peças normais, laváveis a seco no solvente R113 e hidrocarboneto
peças sensíveis para lavagem a seco que podem ser lavadas com os mesmos solventes mostrados para F mas com uma limitação rigorosa à adição de água durante a lavagem e/ou uma certa restrição à ação mecânica e/ou temperatura intermédia
peças normais, laváveis a seco em percloroetileno, solvente R113 hidrocarboneto e solvente R11
peças sensíveis para lavagem a seco que podem ser lavadas com os mesmos solventes mostrados para P mas com uma limitação rigorosa à adição de água durante a lavagem e/ou uma certa restrição à ação mecânica e/ou temperatura intermédia

Agora é só tomar os devidos cuidados e caso a peça seja danificada seguindo as instruções da etiqueta é sempre bom lembrar que o Procon ajuda nestes casos.

... ensaboa, tô ensaboando!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário